sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Marketing Viral - a propósito do YouTube





“O crescente uso da Internet, possibilitando aos internautas comunicarem-se de forma mais rápida, com relativa facilidade, estabeleceu a versão contemporânea deste fenómeno, conhecido como Internet word-of-mouth, como um importante canal para a comunicação de marketing.” (GOLDENBERG, LIBAI, MULLER. 2001:212)

Corroborando esta opinião, diz-nos Gladwell (2002),

"O termo “viral” apresenta uma analogia com epidemia vírica, onde o infectado contamina o outro, disseminando o vírus. Em alguns casos esses vírus modificam-se ao multiplicar-se, agindo de forma mutante. Actualmente, o termo “vírus” não descreve somente os parasitas biológicos, mas também toda e qualquer ideia que se reproduz de forma contínua e desorganizada, passando de um para o outro sem ser percebido, como num processo de contaminação".




É indiscutível! O YouTube foi um dos grandes impulsionadores do marketing viral online.


Usado numa primeira fase por anónimos, rapidamente se tornou numa ferramenta apetecível para marcas e marketeers.

"Um vídeo que viaja à volta do mundo ao ritmo de um simples clique. Através do word of mouth difunde-se de pessoa para pessoa, até ser visto por milhões de internautas nos quatro cantos do mundo".

Casos isolados ou estratégias integradas de comunicação, fazem deste suporte uma forma de perpetuar no tempo campanhas que doutra forma teriam um ciclo de vida muito mais reduzido.
Em 2005,

"O YouTube nasceu como um canal de partilha de vídeos, onde se pode colocar e visionar praticamente tudo (...) tem hoje disponíveis mais de 100 milhões de vídeos, sendo todos os dias incluídos cerca de 65 mil novos clips".

"Tornou-se uma canal privilegiado de contacto entre marcas e consumidores".
(ver série de 10 vídeos virais, lançados pela Levi´s no YouTube, que mostram jovens a saltar para dentro de jeans fazendo acrobacias. Só na primeira semana, o primeiro filme lançado recebeu cerca de 2,5 milhões de visitas).

Segundo Eduardo Correia, professor e director do MBA no ISCTE Business School,
"A utilização de técnicas de promoção do passa-palavra é um elemento interessante do novo marketing".
in Revista Marketeer nº 147, Outubro de 2008, pags. 66-70


Vantagens e Desvantagens:

Daqui se pode inferir que o marketing viral se tornou um canal de distribuição apetecível, por representar um baixo custo por contacto.
Contudo, e quando falamos de desvantagens,
deve ter-se em consideração a intenção de não defraudar os destinatários alvo desta técnica. Tal como na publicidade boca-a-boca, que frequentemente gera boatos, também no marketing viral se deve acautelar a não criação de mensagens que descredibilizam a empresa que o usa, bem como os produtos que transacciona.



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