sábado, 10 de janeiro de 2009

Endomarketing ou a primazia do cliente interno





"Endomarketing é uma actividade do marketing, baptizada em 1990 por Saul Bekin, no seu livro Fundamentos do Endomarketing. “Endo”, originário do grego, significa posição ou acção no interior, ou seja, “movimento para dentro”. Endomarketing é, portanto, um conjunto de acções de marketing institucional dirigida para o público interno (colaboradores, fornecedores, accionistas, vendedores)."
in Wikipédia

Segundo o autor, o endomarketing assenta em 6 fases distintas, mas igualmente importantes:
  1. levantamento de informações;
  2. preparação para mudanças;
  3. integração:
  4. construção:
  5. superação:
  6. Implantação.
Este ramo do marketing assume-se como uma das mais recentes disciplinas que se ocupam da busca pela adaptação de estratégias e elementos do marketing tradicional (o normalmente utilizado pelas empresas para abordagens ao mercado) para uso no ambiente interno das corporações.

Antes de vendermos um produto aos nosso clientes, precisamos convencer os nossos funcionários a comprá-lo. O Endomarketing surge como elemento de ligação entre o cliente, o produto e o empregado (cliente interno, de acordo com esta abordagem).

Vantagens e Desvantagens:

"E "vender" um produto, uma ideia, um posicionamento de marketing a o funcionário passa a ser tão importante quanto para o cliente. Significa torná-lo aliado no negócio, responsável pelo sucesso da corporação e igualmente preocupado com o seu desempenho."

A maior desvantagem deste tipo de comunicação é a extrema necessidade de ser simples, clara e objectiva. Caso assim não aconteça poderá não ser correctamente entendida e assimilada pelos funcionários, pondo em risco a estratégia que a empresa pretende seguir.

1 comentário:

Ana Paula Cruz disse...

Como só vim a 1ª vez e não tinha nada não foi possível orientar muito, mas agora sim.
Recomendações sobre as várias técnicas aqui descritas:

- valorizo mais a produção ppa do que o copy/paste de textos
- deve, sempre que o texto não for seu, incluir as aspas e a fonte
- nunca esquecer de mencionar vantagens e desvantagens de cada uma, quer enquanto fruto da sua análise de cada técnica, quer a partir da opinião de autores e profissionais (mas nas suas palavras ou então com as tais aspas)
- as técnicas aqui apresentadas estão de uma forma geral correctas embora nalgum caso insuficientes quanto aos pontos referidos acima.

Reedite e melhore o que achar necessário em função disto.