domingo, 25 de janeiro de 2009

Buzz Marketing


"O principal modelo de aplicação do buzz marketing utilizado actualmente baseia-se na ideia de encontrar alvos programados para o produto/serviço onde que se quer criar o buzz. O objectivo do buzz marketing é gerar uma sólida notoriedade dentro de um segmento, estando sempre dentro dos padrões da ética nos negócios."

O Buzz marketing assenta em 6 pressupostos essenciais:

A Causa;

O Contexto;

Os Eleitos;

A Fixação da ideia;

A divulgação;

O Desequilíbrio.

O buzz marketing surge na tentativa de substituir a publicidade tradicional, e visa estimular nas pessoas o desejo de passar uma determinada mensagem dentro o seu circulo social.

Ao contrário do marketing viral, que usa a internet como veículo, o buzz marketing vê a sua difusão alargada a qualquer meio que lhe permita atingir o seu alvo.



Campanha de Buzz marketing offline da Nicotinell (produto para deixar de fumar da Novartis) que supera, pela sua criatividade qualquer acção online que possamos imaginar!

Existem inúmeros casos de sucesso em campanhas de buzz marketing como, por exemplo, a Puma, Nike, Sandálias Havaianas, Nokia, Apple e a 3M, entre outras.

Como nos diz Carlos Eduardo de Lima, o exemplo do filme Tropa de Elite é outro desses casos. A democratização das cópias piratas do DVD do filme gerou um enorme buzz , tendo-o transformado num fenómeno ímpar do cinema brasileiro.

O oposto também acontece. Recorda-nos o autor um outro caso, onde o mau planeamento da acção redundou num efeito negativo para a marca:

"Podemos ver como exemplo o caso do vídeo Gordos da DM9 para a Cia Atlética, em que foi produzido um vídeo com referência à lei Cidade Limpa, que proíbe a publicidade exterior na cidade de São Paulo. Então pelo tamanho, pessoas obesas, com marcas estampadas na camisa poderiam ser consideradas esse tipo de publicidade. Gravaram um vídeo, com dois actores fingindo passar-se pela fiscalização da prefeitura, passando multas a essas pessoas."

"Muitas pessoas se sentiram ofendidas, e passaram a gerar um buzz negativo à marca."

Rapidamente a DM9 retirou o vídeo do ar, e publicou um pedido de desculpas pelo mal entendido, em vários meios de comunicação social.

Vantagens: os baixíssimos custos que acarreta, face ao impacto que pode ter.

Desvantagens: a dificuldade em aferir os seus resultados;

A impossibilidade de controlar o processo à medida que este avança e se desenrola;


Fontes:

www.whatis.com

www.marketingcausaefecto.typepad.com

http://pt.wikipedia.org/wiki/Buzz_marketing

http://imasters.uol.com.br


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