domingo, 25 de janeiro de 2009

Marketing Relacional



"O Marketing Relacional tem a sua origem numa simples técnica de vendas, provada e comprovada, que remonta aos primeiros dias do comércio e que, pela massificação da economia, acabou por ser abandonada. Hoje, dado o imenso desenvolvimento das tecnologias de informação, foi recuperada e desenvolvida enquanto modelo de marketing capaz de dar suporte ao Conhecimento do cliente." "(...) é o resultado da evolução natural do Marketing Directo e hoje em dia é aplicado através de diversos modelos de marketing como o Permission Marketing, o Marketing one-to-one e outros. Esta ideia é muitas vezes camuflada de diferentes maneiras mas, no fundo, todas querem dizer o mesmo – construção e desenvolvimento de relações entre a Marca e os seus Clientes, enquanto indivíduos com vontade própria, inteligência e necessidades específicas."

Para conhecer o seu cliente, a empresa tem de comunicar de uma forma eficaz e consequente.
Para que isso aconteça deve:

1º Identificar os clientes;
2º Diferenciá-los;
3º Interagir com eles;
4º Adequar produtos e serviços.





Para que uma empresa esteja realmente virada para o marketing one-to-one deverá repensar a sua filosofia e o seu modelo de negócio.
Trabalhando na base do one-to-one o modelo de negócio deve focar-se totalmente no cliente e nas relações que com ele se vão estabelecendo ao longo do tempo.
O cliente deve estar no centro das atenções de todas as empresas, mas para que as escute e dialogue com elas é preciso cativá-lo. O desafio é personalizar cada vez mais as relações e torná-las relevantes, ao ponto de garantir a fidelidade deste consumidor, cada vez mais exigente.

"O conceito tradicional do «below the line» esfumou-se e o relacionamento com os consumidores / clientes assume cada vez mais uma importância transversal no negócio" (...) "as fronteiras do relacionamento alargaram-se à construção de afinidade, à própria construção da marca e definição de produtos. As agências de marketing relacional terão de estar preparadas para essa realidade", afirma Jorge Castanheira.

O marketing relacional centra-se no estabelecimento de relações fortes, duradouras e relevantes com os clientes, especialmente com os mais valiosos para a empresa ou marca.

"Cada vez mais o consumidor não quer ser visto pelas marcas, com que se relaciona, como fazendo parte de um target abrangente, que normalmente se define como uma média de vários factores. Um cliente não é o resultado de uma média, mas sim um indivíduo com características, necessidades e vontades próprias que quer ser tratado de forma diferente", diz-nos Nuno Antunes, CEO da Proximity.


A grande vantagem do marketing relacional é o comprometimento e identificação que a marca cria no seu cliente;

Como principal desvantagem do Marketing Relacional, temos os avultados custos de desenvolvimento de sistemas de gestão de BD e a costumização de mensagens.

Fontes:
www.jornalbriefing.iol.pt

www.one-to-one.pt
e
One-to-One - HAVAS Media


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