terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Experience Marketing


«A tendência é cada vez mais as marcas oferecerem aos seus clientes experiências e sensações, em detrimento de produtos racionais, compreendendo que as pessoas estão cada vez mais sofisticadas e exigentes. Ao viver as experiências», explica António Quina, do guia de experiências A Vida é Bela®, «o consumidor passa a actor, tornando-se parte integrante do desenvolvimento e da construção da marca, enquanto indivíduo com preferências e necessidades específicas».

Se dantes tanto a fidelização de clientes, como a motivação da força de vendas se fazia com base em prémios materiais, hoje faz-se concedendo "momentos únicos e de acessibilidade reduzida".
"Os incentivos são, hoje em dia, as sensações decorrentes da vivência de todas estas experiências".



Vantagens e Desvantagens:

O romper com o estabelecido, é o valor acrescentado que o Experience Marketing trouxe para o mercado.
Desta forma, cimentam-se relações mais emocionais e próximas com as marcas.
"A escolha das experiencias é fácil, pois as mesmas devem reforçar e enquadrar-se no posicionamento da marca. Desta forma as marcas têm oportunidade de reforçarem a sua diferenciação, demarcando-se da concorrência."

O facto de estarmos perante acções que decorrem geralmente em grupo, coloca a possibilidade de não se agradar a toda a gente. Para além disto, acresce o facto de muita gente preferir ainda os prémios monetários, situação particularmente real em alturas de crise como a que vivemos.

Fontes:

www.avidaebela.com
www.jornalbriefing.iol.pt

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