segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Tribal Marketing


"Tribal marketing n. A marketing strategy that attempts to create social groups or communities that are centered around a product or service. The credo of tribal marketing is that postmodern people are looking for products and services that not only enable them to be freer, but can also link them to others, to a community, to a tribe."
in: http://www.news.pharma-mkting.com, Vol. 4, No.11: December 2005


Interpretado por muitos como uma nova técnica de comunicação, cujas acções se direccionam a grupos definidos de indivíduos (“tribos”) que partilham entre eles ideias, interesses e valores comuns, por forma a congregá-los em torno de um produto ou de uma marca.

Como afirma Luís Rasquilha, "
O consumo torna-se agora algo de especial, com um cunho acima de tudo, emocional. O marketing tribal preocupa-se então em explorar o lado sentimental/emocional dos seus clientes ao invés do lado racional até agora mais utilizado e motivo de interesse."

Vantagens e Desvantagens:

Capacidade de criar e promover uma grande lealdade e um sentimento de culto a uma marca, devido ao envolvimento emocional que cria no seu público-alvo.
Assertividade na forma como a mensagem é veiculada ao público a que se destina.

Devido ao envolvimento emocional que gera no seu consumidor, qualquer campanha menos bem conseguida poderá ter um efeito devastador na sua legião de fãs.

Um exemplo extremamente bem conseguido, e que levou à criação de um grupo com contornos "clubísticos", foi a Nespresso. Convido-vos a rever!



Fontes:

www.mktonline.pt.net
http://comunicacaomarketing.blogspot.com
www.3dlivestats.com

Sem comentários: